08/05/2017

Monitoramento de Redes e Servidores

O que é monitoramento de redes e servidores?

O monitoramento de redes e servidores, de tecnologia da informação, é um serviço especializado que tem como objetivo principal coletar informações dos dispositivos existentes numa rede de computadores, corporativa ou não, para verificar seus funcionamentos/comportamentos e, por meios destas informações, tomar as decisões necessárias para melhorar performance ou identificar falhas ou problemas, a fim de resolvê-los.

No monitoramento também é possível identificar a necessidade de realizar upgrade em equipamentos, ou seja, substituir por novo equipamento com maior capacidade ou incrementar peças para melhoria de desempenho. Ex. Memória RAM, Disco Rígido(HD/SSD), CPU, Banco de Dados etc.

Como é feito o monitoramento de redes e servidores?

O monitoramento ocorre por meio de comunicação entre os dispositivos monitorados e um servidor de monitoramento(Zabbix Server) para armazenamento dos dados e geração dos relatórios e gráficos para análises e avaliações.

Esquema de comunicação Zabbix Server e Dispositivos monitorados

No servidor de monitoramento, também, ocorre os alertas para comunicação de problemas nos dispositivos monitorados para o administrador da rede.

Alertas de incidentes detectados no monitoramento

Estes alertas podem se dar na forma de envio de e-mails, envio de sms, envio de mensagem via aplicativo de mensagens(Whatsapp, Telegram etc), mensagem na tela do computador do administrador e outros meios.

Quais as principais vantagens do monitoramento de redes e servidores?

  • Gerenciamento pro-ativo da rede – Com o monitoramento dos dispositivos de sua rede é possível acompanhar de perto o comportamento dos principais serviços e dispositivos que fazem sua empresa funcionar e com esta visão pode-se tomar decisões que melhore o desempenho, produtividade e reduza os problemas/incidentes;
  • Redução de Inatividade(Downtime) – Redução significativa do tempo de indisponibilidade dos serviços de Tecnologia da Informação na sua empresa. (Internet, banco de dados, ERP, Firewall, servidores, e-mail etc). Maior rapidez na identificação e resolução de problemas;
  • Satisfação dos usuários – Maior satisfação por parte dos usuários por fornecer melhor desempenho e disponibilidade dos serviços de T.I.;
  • Aumento da produtividade – Com a disponibilidade e desempenho dos serviços de Tecnologia da Informação a produtividade aumenta substancialmente;
  • Previsibilidade de atualização de software e hardware – Com o monitoramento e análises do funcionamento dos dispositivos é possível identificar se os mesmos estão obsoletos ou precisando de upgrade;
  • Automatização de soluções – Possibilidade de automatização de comandos para solucionar problemas mais básicos e permitir que a equipe de T.I. tenha mais tempo para buscar melhorias e criação de vantagens competitivas para sua organização;
  • Soluções rápidas – Receba notificações sobre problemas e resolva rapidamente tratando a causa e não apenas o efeito;
  • Controle Pleno – Visão total do funcionamento e comportamento dos dispositivos e serviços de T.I. para manutenção, ajustes, reparos e melhorias;
  • Proteção contra ameaças – Em caso de detecção de anomalias na rede é possível agir antes que toda a rede ou os principais recursos sejam comprometidos.

Como contratar os serviços da GTL Serviços de T.I.?

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